Neste domingo, a APAN/Eleva/Blumenau relembra os 10 anos sem Artur José Novaes, considerado o maior incentivador do voleibol masculino de Blumenau e Santa Catarina. Ele faleceu na manhã do dia 13 de dezembro de 2010, aos 54 anos.
Foi pelas suas mãos que o voleibol de Blumenau começou a ganhar projeção nacional. Inúmeras gerações e futuros talentos esportivos da cidade foram lapidadas por ele, no atletismo e voleibol. Em 1974 ingressou na Escola Barão do Rio Branco.
Artur Novaes nasceu em 11 de setembro de 1956, na cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Começou sua vida como desportista aos 14 anos, jogando voleibol. Formado em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), começou a exercer a atividade de professor aos 29 anos.
A partir de 1985, a trajetória mudou. Como não tinha ginásio adequado para jogar os campeonatos, Artur Novaes resolveu fundar o Clube Escolar Barão do Rio Branco. Foi a primeira escola a participar da Federação Catarinense de Voleibol. A partir daí, Novaes foi acumulando títulos. Foi campeão em todas as categorias, desde a pré-mirim até a adulta e como técnico da Federação, ganhou vários Campeonatos Brasileiros de Seleções. Também comandou o time adulto em cinco Superligas.
Sua última participação como técnico foi nos Jogos Abertos de Santa Catarina de 2004, quando o voleibol de Blumenau conquistou o primeiro lugar, derrotando Florianópolis por 3 a 2, no Ginásio da Mueller, completamente lotado. Vitória que também assegurava o título geral da competição para Blumenau.
Como dirigente, foi Presidente do Clube Escolar Barão do Rio Branco entre 87 e 2006. Presidiu a Federação de Ginástica de Santa Catarina nos anos de 2005 e 2006. Ainda em 2005 teve uma rápida passagem pela Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, como diretor de alto rendimento.
Atuou como membro do Conselho Estadual de Desportos, em 1998. Foi conselheiro da Federação Catarinense de Voleibol nos anos de 2003 a 2005. Atuou como coordenador do Departamento de Educação Física da FURB nos anos de 1989, 1990, 1991, 1998, 1999, 2000, 2004 e 2005.
Até 2009, Artur Novaes continuava respirando voleibol 24 horas por dia, dividindo seu tempo entre as coordenações de Esportes e do curso de Educação Física da FURB. Ainda colaborava de forma intensa no projeto da Associação Blumenauense Pró-Vôlei, fundado em 2007, responsável pelo retorno do voleibol masculino de Blumenau a Superliga, em 2009. A entidade, posteriormente mudou o nome para Associação Professor Artur Novaes (APAN), como forma de perpetuar seu legado.
– Ele foi um ícone do voleibol de Santa Catarina. Um pai e o maior incentivador que conheci para inúmeras gerações de atletas – lembrou naquele ano o técnico André Donegá, sucessor de Artur Novaes no comando técnico do time blumenauense.
Texto: Giovani Vitória @giovanivitoria | Jornalista/Rotariano | Assessor de Imprensa da APAN Vôlei Blumenau | Informe Comunicação
Foto: Divulgação (Álbum da Família)