Equipe disputou a competição em parceria com o Olympico Club de Belo Horizonte
Em parceria com o Olympico Club de Belo Horizonte, a APAN/Eleva fechou em terceiro lugar a sua participação no Campeonato Mineiro. A medalha de bronze foi conquistada na tarde de sábado, após a vitória de 3 a 1 sobre o Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari, com parciais de 25/20, 25/17, 15/25 e 25/22. A disputa antecedeu a final entre o Sada Cruzeiro e Itambé Minas, no Ginásio do Riacho, em Contagem.
Ao analisar a campanha no Mineiro, com cinco vitórias em nove jogos, o técnico André Donegá falou de sua alegria com o resultado alcançado. Orgulho em conquistar a medalha de bronze num dos principais campeonatos regionais do Brasil, onde seis equipes da Superliga lutaram pelo título. Aproveitou o momento para agradecer as diretorias da APAN e do Olympico Club pelo esforço conjunto, tornando possível a presença na competição.
O comandante fez uma reverência especial aos atletas por todo esforço e dedicação, superando todas as dificuldades, dentro e fora de quadra. O elenco venceu o cansaço por conta da maratona de viagens, as distâncias percorridas e muitas horas dentro de aviões e ônibus, longe dos familiares, para fazer o seu melhor em quadra. Por fim, destacou o apoio das torcidas de Blumenau, Santa Catarina e de Minas Gerais. “O torcedor APANxonado nos motivou, deu força e enviou inúmeras mensagens de incentivo. E isso não tem preço”, finalizou.
Superando desafios e desfalques
Na disputa do Mineiro, a APAN/Eleva precisou se superar dentro e fora de quadra. Nos últimos jogos não pode contar com o líbero e capitão Tiago Brendle e com o central Eder Levi. Alan Patrick e Renan Bonora se revezaram na função de Brendle.
Na disputa do terceiro lugar, o ponteiro Alan Patrick assumiu a posição de líbero e recebeu a incumbência de ser o capitão. Ao final do jogo, por meio de suas redes sociais, celebrou o resultado, comentando ter sido de desafiador essa responsabilidade de liderança. “Fico muito feliz em ter conseguido contribuir de alguma forma. Mais feliz pelo pódio. Foi algo bacana”, assinalou, acrescentando que jogar em Minas Gerais, sua terra natal, tem sempre um gosto especial e ficar no pódio é melhor ainda, com uma conquista inédita na história dos dois clubes e com um time mostrando evolução. Ele finalizou seu comentário fazendo uma brincadeira com o capitão Tiago Brendle: “Já está na hora de voltar viu”.
A parceria com o Olympico
No Campeonato Mineiro, a APAN/Eleva contou com reforços do Olympico Club por conta da parceria. Na comissão técnica, André Donegá teve suporte do auxiliar Ediney de Lima e do preparador físico Rodrigo Marcelino. Em quadra teve atuações de três atletas oriundos do Sub-19: João Vitor Sales (Levantador), Luiz Henrique Evangelista (Líbero) e do jovem ponteiro Juan Alcântara.
Focado na formação de atletas, com um trabalho forte nas categorias de base, o Olympico Club reeditou, pelo segundo ano consecutivo, uma parceria iniciada em 2010 com a APAN. Ediney de Lima falou da importância desse trabalho em parceria, dando oportunidade aos garotos da base de estar próximos do profissional. “Isso nos deixa muito gratos, pois conseguimos colocar essas jovens revelações em evidência, pensando na sua formação”, completou.
A estreia na Superliga
O APAN/Eleva terá pouco tempo para comemorar o resultado inédito. O grupo retorna a Blumenau neste final de semana, onde terá um pequeno período de descanso. Já no início da semana inicia a preparação para estreia na Superliga, longe do torcedor. O primeiro confronto está previsto para noite de domingo, 21h30, em Guarulhos, diante do Vedacit Vôlei Guarulhos.
Fotos: Flávio Tavares/Jornal O Tempo