Prêmio é oferecido anualmente pela Federação Catarinense de Voleibol
Com dois títulos estaduais (Adulto e Sub-17), dois vice-campeonatos (Sub-18 e Sub-16) e um terceiro lugar com o Sub-15, a APAN/Eleva somou 67 pontos e conquistou o Troféu Eficiência, oferecido anualmente pela Federação Catarinense de Voleibol ao time mais regular da temporada. A equipe ficou 14 pontos à frente do ABC do Voleibol de Balneário Camboriú, segundo lugar na somatória geral. O time blumenauense somente não disputou o estadual na categoria Sub-20.
A temporada 2021 encerrou no último final de semana para as categorias de base. Nela, a equipe sub-15 ficou com a terceira colocação no Estadual, sob o comando do técnico Marcel Ramos, o China.
O técnico e coordenador de base André Donegá ressalta que todas as categorias subiram ao pódio nesta temporada. “Temos muito orgulho deste processo de formação que realizamos em Blumenau”, destacou. A APAN/Eleva desenvolve voleibol das categorias iniciante até o adulto.
Hélio Schwarz Filho, presidente da Associação Professor Artur Novaes (APAN) comemorou a conquista, assinalando que além de revelar atletas de voleibol em diversas categorias, o Clube, ao longo de sua história, forma cidadãos. “É uma alegria enorme ser premiado por mais um ano com o Troféu Eficiência. Prova que estamos no caminho certo“, comentou agradecendo, em nome da diretoria, toda comissão técnica (Donegá, Sandro Dias e China) e os atletas pelos resultados obtidos. Trabalho que conta ainda com o apoio de Sandro Mello, diretor técnico da Associação Professor Artur Novaes.
O legado de Artur Novaes
O pioneirismo e o legado deixado pelo professor Artur Novaes, iniciado no final da década de 70 e com as primeiras competições oficiais a partir do início dos anos 80, tiveram sequência ao longo de quase 40 anos.
Com a criação da Associação Professor Artur Novaes (APAN), no ano de 2013, coube ao filho Luís Fernando Pamplona Novaes e um grupo de abnegados, fortalecer todo esse legado, deixado pelo professor Artur. O advogado Fernando Henrique Becker Silva e mais recentemente o empresário Hélio Schwarz Filho também receberam a missão de liderar o processo.
Os resultados vêm surgindo ano a ano. Além de recolocar o time adulto na elite do voleibol brasileiro e fazer história com as melhores campanhas da história, o trabalho de base vem sendo ampliado. Conta com apoio fundamental de patrocinadores como a Eleva Química, da Prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, e com a parceria da Escola Barão, onde tudo iniciou.
Fotos: Divulgação da Federação Catarinense de Voleibol