No último confronto, 3 a 0 sobre a Colômbia
Terminou na noite de sábado o Desafio Internacional Eleva, com vitória de 3 sets a 0 da APAN/Eleva sobre a Seleção da Colômbia (Parciais de 25/19, 28/26 e 25/17), em 1h14 minutos de disputa. A partida foi realizada na cidade de São Domingos, no extremo oeste catarinense. O Ginásio Municipal Poliesportivo Vereador José Mulinari ficou lotado, recebendo cerca de 800 torcedores.
Foram sete confrontos entre as duas equipes. No placar agregado, cinco vitórias para os comandados pelo técnico André Donegá, contra duas dos colombianos. Os amistosos iniciaram em Blumenau, quando a Colômbia levou a melhor por 3 a 1. Em Jaraguá, a APAN/Eleva devolveu o placar.
Depois, as duas equipes seguiram para o Oeste de Santa Catarina. Uma verdadeira maratona, com quase 10 horas de estrada e mais de 600 Km percorridos, atravessando o estado.
Em Fraiburgo, Caçador e Xanxerê, a APAN/Eleva ampliou a vantagem sobre os colombianos, vencendo os três jogos por 3 a 1. Em Serra Alta, a Colômbia superou o time de Blumenau no tie-break. A quinta vitória da APAN, fechando o Desafio, foi por 3 a 0, em São Domingos.
A vitória em São Domingos
O oposto Caio Oliveira terminou como maior pontuador da noite, deixando 14 bolas na quadra colombiana, sendo 12 em bolas de ataque e duas no saque. Dos pontos marcados pela APAN/Eleva, 44 foram atacando (56% do total), junto com seis bloqueios e três aces. A recepção teve uma eficiência de 65%. Pelo lado da Colômbia, destaque para seus 10 bloqueios. A Seleção é treinada pelo brasileiro Jorginho Schmidt.
Avaliação do técnico
A sequência de jogos contra a Colômbia foi importantíssima para equipe, onde o técnico André Donegá pode testar várias formações e estilos diferentes. Também destacou a importância do convívio do grupo ao logo de toda semana, entrosando os atletas dentro e fora de quadra.
Com o passar dos jogos, houve um crescimento técnico e tático da equipe. Os levantadores, por exemplo, conseguiram construir jogadas com bastante velocidade e alternativas táticas. Oportunidade ainda para comissão técnica identificar onde o grupo ainda precisa evoluir. “Vamos dar atenção aos treinos das próximas semanas para ajustar as situações que não foram satisfatórias. É assim que se constrói uma equipe forte”, comentou Donegá, sem esconder sua satisfação com o que assistiu. Por fim, agradeceu o esforço do elenco, jogando sete partidas em oito dias. “Foi um desgaste grande, mas muito positivo”, concluiu.
Foco no Estadual
No retorno para Blumenau, todas as atenções se voltam para a fase final do Campeonato Estadual, onde a APAN/Eleva luta pelo sétimo título consecutivo. A competição será no próximo final de semana, com as disputas programadas para o Galegão.
No sábado (24/09), o time faz uma das semifinais às 19 horas, contra o ABC do Voleibol de Balneário Camboriú. O vencedor enfrenta Joinville ou Timbó. A final está marcada para às 16 horas de domingo.
E logo após o Estadual de Santa Catarina, o elenco embarca para disputar o Campeonato Mineiro. A estreia será no dia 28 (quarta-feira), na cidade de Monte Carmelo, no Ginásio Raul Belém, diante do Azulim/Gabarito/Monte Carmelo. Já no dia seguinte vai até Araguari, onde joga com o time da casa. Em Minas, a APAN/Eleva contará novamente com a parceria do Olympico Club de Belo Horizonte.
Os números do Desafio Internacional Eleva
Total de Pontos
APAN/Eleva: 657
Colômbia: 526
Pontos de Ataque
APAN/Eleva: 361
Colômbia: 341
Pontos de Saque
APAN/Eleva: 47
Colômbia: 26
Pontos de bloqueio
APAN/Eleva: 54
Colômbia: 56
Maiores pontuadores da APAN/Eleva
Vitor Baesso (Ponteiro): 78
Wennder Lopes (Central): 73
Jamelão (Oposto): 54
Alan Patrick (Ponteiro): 53
Renan Bonora (Ponteiro): 50
Caio Oliveira (Oposto): 43
Paulo Carraro (Central): 42
Eder Levi (Central): 30
Maiores pontuadores da Seleção da Colômbia
Mendonza (Ponteiro): 79
Aponza (Ponteiro): 79
Larrahondo (Oposto): 47
Fotos: Cris Huff | @fotografacrishuff | Prefeitura de São Domingos