O primeiro mês será focado na preparação física
A APAN/Eleva inicia nesta terça-feira, (5 de julho) a preparação para Superliga e outras três competições previstas para temporada 2022-23. Com o primeiro mês focado na preparação física, 14 dos 15 atletas se apresentarão na data programada pela comissão técnica.
A diretoria e a comissão técnica da APAN/Eleva trabalham há mais de 50 dias no planejamento da temporada. O time manteve a espinha dorsal, renovando com oito atletas e contratando outros três: O ponteiro Alan; o levantador Rodriguinho e o central Eder Levi.
Além deles, outros quatro jogadores oriundos das categorias de base ganham oportunidade no time principal: Rainier (Líbero); o levantador Antony e o ponteiro Thomas já estavam no grupo. O líbero Kauã, recém convocado para a Seleção Brasileira Sub-18 é a novidade entre as jovens revelações.
Do elenco renovado, um dos destaques é o oposto Jamelão. Aos 40 anos, ele vai para sua sexta temporada consecutiva na APAN/Eleva. Também renovaram: o líbero Tiago Brendle; o levantador Ricardo Perini; os centrais Wennder Lopes e Paulo Carraro; e os ponteiros Alan Patrick, Renan Bonora e Vitor Baesso.
A expectativa do técnico
Com um elenco definido pelo técnico com “extraordinário” e a chegada de três reforços experientes, o técnico André Donegá está confiante numa grande temporada. “Teremos em quadra um grupo ainda mais qualificado e competitivo”, acredita.
Os primeiros jogos da APAN/Eleva ocorrerão em agosto. Um dos amistosos inclui a Seleção Brasileira de Novos. E novamente ocorrerá o “Desafio Internacional Eleva”, em setembro, com a Seleção Colombiana, que desta vez incluirá quatro cidades catarinenses no roteiro. Os Campeonatos Estaduais de Santa Catarina e de Minas Gerais também antecederão a preparação para Superliga.
A principal competição da temporada inicia no dia 23 de outubro. Em paralelo, no mês de novembro, os Jogos Abertos de Santa Catarina. “Estamos muito confiantes, sabendo de nossas responsabilidades. Mas tenho a certeza que esse grupo trará muita alegria ao voleibol catarinense”, assinalou o técnico André Donegá.
Conheça o elenco da APAN/Eleva para temporada 2022-23
LÍBEROS
Kauã Guilherme Probst
17 Anos
1,80 metro
O blumenauense Kauã começou a jogar voleibol no Colégio Luiz Delfino, revelado pela professora Magnólia Correia. Mostrou potencial logo de início, sendo encaminhado ao professor Marcel Ramos, o China.
Começou como iniciante há cinco anos, na posição de ponteiro. Virou líbero quando chegou na categoria mirim. Na temporada passada foi segundo na Olesc e no Estadual Sub-18. Neste ano vestiu a camisa da Seleção Catarinense, conquistando o bronze no Brasileiro da categoria.
Neste ano foi um dos 20 convocados para integrar o grupo que se preparou para disputa do Sul-Americano da categoria. Antes da Seleção, o atleta participou do Laboratório de Detecção de Talentos em Saquarema (RJ).
Rainier Feuerschuette Schmidt
18 anos
82 Kg
1,87 metro
Prata da casa, criado nas categorias de base da APAN/Eleva, na parceria com a Escola Barão e Secretaria Municipal de Esporte. Apesar da pouca idade, já coleciona dois títulos importantes com o time adulto: O Campeonato Estadual e os Jogos Abertos de Santa Catarina do ano passado. Vai jogar sua terceira Superliga.
Tiago Brendle
36 anos
82 Kg
1,88 metro
O atleta fechou a última Superliga como o segundo melhor no fundamento recepção. Alcançou 71% de positividade, com 331 recepções em 467 ações. Atuou nos 25 confrontos e foi um dos grandes líderes da campanha histórica que rendeu a quinta colocação na competição.
LEVANTADORES
Rodrigo de Gennaro Leme (Rodriguinho)
42 anos
80 Kg
1,85 metro
Rodriguinho volta a atuar no Brasil após uma passagem pela Arábia Saudita. Nascido em Campinas (SP), começou a jogar vôlei com 10 anos, na cidade paulista de Nova Odessa, em 1990. No ano seguinte foi para Americana. A profissionalização viria em 1997, pelo Olympikus (SP).
São quatro títulos paulista pelo Suzano, um gaúcho com a Ulbra, dois mineiros com o Montes Claros e o Sada Cruzeiro, com quem também foi campeão da Copa Brasil, Sul-Americano e vice no Mundial de Clubes. Pela Superliga, foi eleito o melhor levantador na temporada 2009-10. Feito que repetiu na Arábia, onde foi vice na Liga e Campeão da Copa Árabe, vestindo a camisa do Al Hilal. No Pinetto da Itália sagrou-se campeão do All Star Games.
Ricardo Perini de Aviz
38 anos
86 Kg
1,88 metro
Perini é sempre lembrado pela semelhança com o atacante Mohamed Salah. Mas dois têm algo mais em comum: O talento! Será sua segunda temporada na APAN/Eleva.
Antony José Burger
17 anos
72 Kg
1,87 metro
O levantador Antony José Burger renovou seu contrato. Natural de Guaramirim, a jovem promessa do voleibol brasileiro começou a jogar voleibol com apenas seis anos de idade, incentivado pelo pai que também é professor.
OPOSTOS
Alan Ferreira Souza
28 anos
97 kg
2 metros
Campeão Mundial Sub 23, tricampeão da Superliga, tricampeão da Copa Brasil, tricampeão Mundial de Clubes, tricampeão da Supercopa, tetracampeão Mineiro e Campeão da Liga das Nações. Esses são os principais títulos conquistados por Alan Souza, um dos principais atletas brasileiros na atualidade, titular da Seleção Brasileira.
Leandro Teixeira dos Santos (Jamelão)
38 anos
98 Kg
2,02 metros
Vai jogar sua sexta temporada consecutiva pela APAN/Eleva. Carioca, coleciona títulos por onde passou, incluindo dois Sul-Americanos de Clubes (2008/09 e 2009/10). O atleta com mais tempo de casa vem sendo peça fundamental nas competições disputadas pela APAN/Eleva.
CENTRAIS
Eder Levi Kock
28 anos
99 Kg
2,05 metros
Com apenas 10 anos, ele deu seus primeiros passos no voleibol, na cidade de Brusque, sua cidade natal. Aos 15 passou por peneira e vestiu a camisa do projeto de Blumenau.
O atleta descoberto numa peneira pelo técnico Marcel Ramos, o China, cresceu e ganhou o mundo. Foi bicampeão Mundial de Clubes com o Sada, conquistou ainda títulos de Superliga e internacionais vestindo a camisa das Seleções de Base do Brasil.
Paulo Carraro
22 anos
87 Kg
2,07 metros
O central Paulo Carraro, campeão Pan-Americano Júnior vestindo a amarelinha, fará sua segunda temporada consecutiva na APAN/Eleva. Ele ainda coleciona o Sul-Americano de 2018 com a Seleção. Carraro nasceu em Maravilha, no Oeste Catarinense.
Wennder Lopes
30 anos
96 Kg
2,05 metros
Pela segunda temporada consecutiva, o central Wennder Lopes estará vestindo a camisa da APAN/Eleva. O atleta fechou a Superliga 2021-22 com a quarta melhor média de bloqueios vencedores. Foram 36 fechadas de porta, em 52 sets disputados. Na estatística oficial da competição, o mineiro de Belo Horizonte figura ainda com um dos melhores percentuais de acerto no saque, com 13 aces.
PONTEIROS
Alan Patrick
27 anos
92 Kg
1,94 metros
A vibração de Alan Patrick está garantida. O mineirinho com voz de locutor renovou seu contrato para sua segunda temporada em Blumenau. Na Superliga 2021-22 foi um dos nossos atletas com a melhor média de aces. Foram 16 no total, em 64 sets que disputou.
Renan Bonora
24 anos
85 Kg
1,93 metro
O ponteiro Renan Bonora segue na APAN/Eleva em mais uma temporada. O atleta foi o maior pontuador do time na última Superliga, metendo 213 bolas na quadra adversária – 15 delas em aces.
Thomas Barth Reiter
17 anos
73 Kg
1,92 metro
Mais uma jovem promessa do voleibol brasileiro revelado nas categorias de base da APAN/Eleva, na parceria com a Escola Barão e o Município de Blumenau.
Vitor Baesso
23 anos
101 Kg
2 metros
Será a segunda temporada do ponteiro Vitor Baesso na APAN/Eleva. Na última Superliga foi o atleta com o melhor índice em jogadas de ataque. Marcou 159 pontos em 308 pancadas para o outro lado da rede. Um aproveitamento de 52%.
Texto: Giovani Vitória @giovanivitoria | Assessor de Imprensa da APAN/Eleva/Blumenau | Informe Comunicação