Foram cinco vitórias e 14 dos 21 pontos na fase de volta
Pela quinta vez consecutiva na elite do voleibol brasileiro, a APAN/Rollo-on finalizou sua participação na Superliga BET7K 2023-24 com uma das melhores campanhas do returno. Dos 21 pontos conquistados, 14 foram feitos nesta fase, resultado de cinco das sete vitórias alcançadas.
A participação encerrou na noite de terça-feira, em sua casa, no Galegão, diante de quase mil torcedores Apanxonados, contra o multicampeão Sada Cruzeiro (MG). Com 1h23 de duração, o confronto foi marcado pelo equilíbrio e vitória dos mineiros por 3 sets a 0, com parciais de 22/25, 18/25 e 27/29. O oposto Jamelão foi novamente o principal pontuador do jogo, marcando em todos os fundamentos. Das 17 bolas que deixou na quadra adversária, 14 ocorreram em lances de ataque, dois sacando e um no bloqueio.
O técnico André Donegá avaliou como positivo o jogo contra uma das principais equipe do mundo. “Mesmo com as dificuldades no final de sets, quando a pressão do saque do Sada aumenta, soubemos superar as adversidades, criando oportunidades e jogando um bom voleibol, em boa parte de igual para igual”, resumiu.
Números da APAN/Roll-on na Superliga
A APAN/Roll-on venceu sete dos seus 22 jogos – 15 derrotas. Foram 31 sets ganhos e 55 perdidos. Marcou 1818 pontos e deixou 1980 para os adversários. Foi o time que mais jogou tie-break na Superliga deste ano: Oito confrontos no quinto set, com aproveitamento de 50% – quatro vitórias. Contabilizou ainda uma vitória por 3 a 0 e duas por 3 a 1. Perdeu duas por 3 a 1 e nove pelo placar de 3 a 0. Na classificação geral, finalizou em 10º lugar, com 21 pontos ganhos.
Nas estatísticas do analista de desempenho Rafael Laurentino, o central Wennder figura como maior pontuador da APAN/Roll-on. Deixou sua marca em 217 oportunidades (151 no ataque, 54 bloqueando e 12 no saque). Vem seguido pelo oposto Jamelão (179) e os ponteiros Matias Provensi (161), Thiago Sens (154) e Renan Bonora (148). O central Paulo Carraro é mais um atleta a marcar mais de 100 pontos – 130 no total.
A equipe converteu 1.024 dos seus pontos em jogadas de ataque, com o oposto Jamelão sendo o maior marcador nesse fundamento, em 158 oportunidades. É seguido de pertinho por Wennder (151) e Matias Provensi (148).
A APAN/Roll-on fechou a fase de classificação como a quinta equipe mais eficiente no bloqueio, convertendo 155 pontos em 851 ações. Com 54 fechadas de porta, o central Wennder se consolidou como principal paredão. Depois dele, vem o também central Paulo Carraro, com 24 pontos na conta.
O central Wennder foi quem mais anotou aces: 12 dos 66 pontos de saque saíram das suas mãos. Com 11 pontos, o oposto Jamelão vem logo atrás.
Por fim, a APAN/Roll-on finaliza da Superliga BET7K 2023-24 com a segunda melhor defesa da competição, ficando atrás apenas de Joinville.
Avaliação do técnico
Ao analisar a campanha, André Donegá considerou uma temporada acima das expectativas. Nas previsões iniciais, a estimativa era somar de 10 a 16 pontos. “Nosso primeiro turno foi de aprendizado, amadurecimento e crescimento”, relembrou, salientando ainda a saída de jogadores importantes, como Thiago Sens e mais recentemente o central Paulo Carraro e o líbero Felipinho. O treinador agradeceu o elenco pelo trabalho, que soube sair das dificuldades, treinando e jogando sob pressão.
Sobre o planejamento para próxima temporada, Donegá aguarda as diretrizes do clube. Mas é desejo manter uma espinha dorsal, com padrão de jogo e um esquema tático bem definido. “Lógico, trazer alguns reforços para tornar a equipe ainda mais competitiva”, finalizou.
Fotos: Giovanni Silva | @giovannisilvafoto