Público recorde assistiu a disputa decidida no tie-break
Os 2.600 torcedores que compareceram ao Ginásio do Galegão na noite de sábado puderam acompanhar uma verdadeira batalha, decidida ponto a ponto, no jogo envolvendo a APAN/Eleva e o Suzano (SP), pela sexta rodada do returno da Superliga 1XBet. Foi o maior público registrado em Blumenau nesta edição da principal competição do voleibol brasileiro. O time paulista saiu vencedor após 2h24 de confronto, decidido no tie-break, com parciais de 23/25, 25/19, 23/25, 25/22 e 13/15.
Com o fechamento da sexta rodada do returno, a APAN/Eleva manteve-se na oitava colocação, agora dois pontos à frente do Araguari. Os mineiros perderam para o Itambé Minas na noite de domingo, por 3 a 1 e não somaram pontos. A equipe blumenauense tem 25 pontos e oito vitorias em 17 confrontos disputados até aqui.
Apesar do resultado negativo em casa, somando um ponto, a APAN/Eleva novamente mostrou força nos fundamentos, especialmente no bloqueio. Foram 14 contra 5 do Suzano, tendo o central Wennder como o maior paredão. Foram seis fechadas de porta do jogador, responsável por 14 pontos. Ele também foi o atleta com maior número de aces do confronto. Anotou dois.
Entre os maiores pontuadores da noite, destaque ainda para o oposto Alan Souza, com 21 (18 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque) e o ponteiro Vitor Baesso, marcando 17 em lances de ataque. E foi nas 119 ações de ataque que os comandados por André Donegá anotaram o maior número de pontos: 57 (48% dos 109 computados).
A recepção alcançou 54% de positividade. O líbero e capitão Tiago Brendle aparece como o mais acionado, com 67% de assertividade em 24 lançadas contra ele. Com 32 recepções, o ponteiro Alan Patrick foi o mais exigido nesse fundamento.
Dos 110 saques realizados, o time marcou três pontos e errou 14%. O time paulista errou mais neste fundamento, desperdiçando 20 dos 105 feitos e anotando quatro aces.
A análise do técnico André Donegá
A partida foi decida nos detalhes, com os dois times nervosos no início do jogo, em razão de ser briga direta na tabela. No primeiro set, a APAN/Eleva comentou muitos erros com bolas fáceis, comprometendo o resultado.
O time se reabilitou no set seguinte, apresentou muito volume e side-out alto capaz de tirar o oposto Daniel do jogo graças ao saque tático. Iniciou bem o terceiro set, imprimindo seu ritmo de jogo, mas no final errou bolas o a vitória escapou pelas mãos, na análise do técnico André Donegá
Confronto tenso no quarto set, disputado ponto a ponto. A ansiedade bateu mais forte pelo lado da APAN, precisando vencer para empurrar a decisão pro tie-break. O cansaço dos dois times no set desempate era visível. A inversão promovida pelo Suzano fez a diferença no set, virando o jogo. Para complicar, o oposto Alan Patrick acabou sentindo o joelho e não conseguiu mais atuar no seu 100%. A partir de 8 a 6 foi troca de bola até o final. Sem conseguir quebrar a recepção do adversário, explicou Donegá.
Projeções do técnico
Faltando ainda cinco jogos para o término da primeira fase da Superliga – dois deles em casa, o objetivo é somar o maior número pontos possível. “A competição está muito equilibrada. É preciso pensar primeiro em quem está atrás da gente e abrir margem, evitando deixar para as últimas rodadas a definição da classificação aos playoffs. E precisamos fazer o dever de casa. É jogo a jogo, onde cada confronto é uma realidade”, explicou Donegá. O risco de lesões neste ponto do campeonato é um fator que preocupa da comissão técnica e o monitoramento é imprescindível.
Por fim, Donegá agradeceu o apoio do torcedor. “Uma pena que não conseguimos a vitória, mas o torcedor nos empurrou do início ao fim. O jogo do próximo sábado é fundamental, onde a responsabilidade é toda nossa. Peço ao torcedor que siga lotando o Galegão, pois essa energia nos impulsiona”, conclamou.
Próximo jogo
No próximo sábado (18/02), a APAN/Eleva recebe o Rede Cuca no Galegão. O confronto inicia às 19 horas. Os ingressos antecipados começam a ser vendidos no início da semana pelo site www.ingressodevantagens.com.br.
Fotos: Raphael Guilherme Moser @mussehc | Assessoria de Imprensa da APAN/Eleva | Informe Comunicação