O programa é desenvolvido pela APAN, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Educação de Blumenau
Na véspera do feriado, os alunos da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi que participam do programa Voleibol pela Vida receberam suas camisas de treino. O projeto de iniciação esportiva e inclusão social é desenvolvido para APAN, em parceria com a Prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretaria de Educação.
Na EBM Anita Garibaldi, situada na Itoupava Central, as aulas envolvem meninas e meninos. Foram disponibilizados quatro horários (matutino e vespertino para o feminino, com treinos nas quartas, quintas e sextas-feiras. O masculino tem seis horários à disposição, nas terças e quartas. O número de participantes é de quase 60 atualmente.
Pamela Thaise da Silva, diretora da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi assinalou que a parceria com a APAN traz a certeza que a escola fará a diferença na vida destes estudantes. “A gente vê o brilho nos olhos ao saber que são parte integrante da equipe, por intermédio do projeto. E isso vai agregar muito na vida deles, educacional e futuramente profissional”, ressaltou.
O professor de educação física Sérgio José Henrique destacou que eles se sentirão mais valorizados vestindo a camisa da APAN e como consequência virão muito mais animados para treinar. É muito importante esse apoio, essa troca”, explicou.
Sobre o projeto
O projeto APAN – Voleibol para Vida é desenvolvido atualmente em 11 escolas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. São cerca de 800 alunos (masculino e feminino), entre 9 e 16 anos, participando das atividades dentro da escola, com a supervisão da comissão técnica da APAN.
Participam do projeto de inclusão social e formação de cidadãos, as escolas municipais Alberto Stein, Anita Garibaldi, Hella Altemburg, Pedro II, Machado de Assis, Francisco Lanser, General Lucio Esteves, Henrique Alfarth, Quintino Bocaiúva, Conselheiro Mafra e Pedro I.
A confecção das camisas está sendo viabilizada graças ao apoio da iniciativa privada. Até o momento, sete empresas estão patrocinando os materiais: ARB Engenharia e Construções, Áudio Frahm Indústria e Comércio de Eletrônicos, GPS Kal Assessoria e Projetos, Bella Cyntra Construções e Incorporações, New Vision Têxtil, Clínica Dermatológica Katyuscia Rosário e a Corebral Máquinas e Ferramentas. Como contrapartida, inserem sua marca