O projeto é desenvolvido em 11 escolas da rede municipal
Na última segunda-feira, dia 3 de julho, a Prefeitura de Blumenau, a Secretaria Municipal de Educação e a Associação Professor Artur Novaes (APAN) renovaram o convênio de parceria para sequência do “Voleibol para Vida”. O projeto iniciou no ano passado em sete escolas da rede municipal e foi ampliado para 11 em 2023, beneficiando cerca de 800 estudantes.
Por meio da implantação dos polos nas escolas, os estudantes são iniciados na prática de voleibol e aprendem os fundamentos técnicos e táticos do esporte. Além disso, o projeto também estimula a inclusão social e formação de cidadãos. Os estudantes que participam do programa social recebem camisetas para treinar. O material foi patrocinado por empresas da cidade.
As aulas possuem a carga horária prevista para duas aulas semanais, sob a supervisão da APAN. Podem participar do projeto estudantes entre 9 e 16 anos, estão matriculados no contraturno nas aulas de esporte escolar. Os professores participantes tiveram a oportunidade de passar por formações, coordenadas pelos técnicos da APAN.
Participam do projeto de inclusão social e formação de cidadãos as escolas municipais: Alberto Stein; Anita Garibaldi; Hella Altenburg; Pedro II; Machado de Assis; Francisco Lanser; General Lúcio Esteves; Henrique Alfarth; Quintino Bocaiúva; Conselheiro Mafra e Pedro I.
Antigo sonho realizado
A ampliação do programa é um antigo sonho se consolidando, explicou André Donegá, coordenador técnico da APAN e idealizador do projeto. “Está no DNA da APAN o trabalho de formação de atletas, mas acima de tudo contribuir na formação de cidadãos e na promoção da inclusão social por meio do voleibol”, destacou.
O prefeito Mario Hilderbrandt também enalteceu a iniciativa: “É um momento especial para educação do nosso município. É de extrema importância fomentar outras modalidades esportivas nas nossas escolas. Essa é uma das metas do nosso governo, fortalecendo o esporte e também levando saúde para nossos estudantes”.
O Secretário de Educação, Alexandre Matias, lembrou a que a vida desses estudantes é transformada a partir do seu ingresso no projeto. “Além de fomentar o esporte, a parte social do projeto é muito importante. Com certeza o estudante que participa será modificado de forma positiva no futuro. Nosso desejo é ampliar o projeto para mais escolas municipais”, comentou.
Com informações da Assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Blumenau: Júlia Gabriela Vanderlinde
Fotos: Eraldo Schneider | SECOM/Prefeitura de Blumenau
Edição: Giovani Vitória | Assessoria de Imprensa da APAN