Trabalho de Jonas Deschamps contou com o suporte do especialista Giovani Foppa

Giovani Foppa
Na melhor campanha de sua história em Superligas, a APAN/Eleva teve a preparação física como um dos seus principais trunfos. À frente do trabalho, o preparador físico Jonas Deschamps e a consultoria vitoriosa do especialista Giovani Foppa.
Ao analisar o trabalho desenvolvido, Foppa enalteceu a qualificação do grupo e a mentalidade vencedora, aliadas importantes no processo de desenvolvimento e crescimento contínuo. No trabalho desenvolvido ao longo da temporada, houve o contato direto para se entender o cenário. “Essa construção exige muita confiança. E Foi a tônica do trabalho implantado, ao lado do Jonas e do fisioteraupeuta Vinícius Valero”, contou Foppa.
A integração da fisioterapia e da preparação física propiciou ganhos. “Conseguimos trocar muitas informações e assim poder oferecer o melhor ao atleta”, explicou. Relembrou a situação do levantador Rodrigo nos últimos jogos, quando a fisio foi fundamental na sua recuperação. “O sucesso do planejamento deu certo em função de muita comunicação e confiança de todas as partes envolvidas”, comemorou.

Jonas Deschamps
No início, a proposta foi individualizar as ações para entender a necessidade de cada atleta e os mesmos entendendo a proposta de trabalho. Ao longo dos jogos, a evolução foi surgindo naturalmente, com os amistosos, o Campeonato Mineiro, ainda num processo de ajuste e alguns desfalques por conta de lesões. No estadual de Santa Catarina essa melhoria já foi visível.
Para Superliga, o planejado era fazer um bom primeiro turno e garantir vaga na Copa Brasil. Fato que se repetiu no returno, onde venceram três jogos consecutivos no tie-break. “Foi uma pequena ajuda a um projeto que vem crescendo a cada temporada”, comentou Giovani Foppa.
É seu desejo manter parceria pelas pessoas, pela seriedade e o que representa o projeto. Depende tão somente conversar com as partes envolvidas. “Foi uma alegria poder ter feito parte desse momento histórico”, concluiu.
Giovani Foppa é um colecionador de títulos
Ao longo de duas décadas como profissional da área de treinamento físico, Giovani Foppa tem MBA em Gestão de Negócios, Marketing e Comunicação nos Esportes e atua na área de consultoria em treinamento físico, organização de equipes, gestão administrativa e técnica desportiva.
Foi preparador físico do Vôlei Renata e teve passagens ainda pelo SESC (RJ) e Sada Cruzeiro (MG). No exterior, comandou a preparação física do italiano SIR Sefaty (Perugia), PGE SKRA – Belchatow (Polônia) e do Dínamo Tattransgas – Kazan (Rússia).
Coleciona nove títulos em clubes por onde andou – seis deles no voleibol masculino, incluindo as Superligas de 2003 e 2012 pela Ulbra (Canoas/RS) e Sada Cruzeiro (MG), respectivamente. No exterior, destaque para a Champions League de 2008 com os russos do Dínamo Tattransgas – Kazan.
Desde janeiro, Giovani Foppa integra a equipe de preparação física do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).