APAN e Prefeitura desenvolvem o projeto Voleibol para Vida

Parceria iniciou em 2022, em parceria com a Secretaria de Educação 

Com objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens e massificar o aprendizado do voleibol masculino em Blumenau, a APAN e a Prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretaria de Educação, firmaram no dia 20 de maio de 2022, um convênio para implantação de sete polos de iniciação em escolas da rede pública municipal. A parceria foi renovada neste ano de 2023, ampliação para 11 o número de polos. Recentemente, duas escolas estaduais receberam polos, em parceria com a Secretaria do Esporte: Governador Celso Ramos e a Escola Estadual Luiz Delfino, totalizando 13 polos.

No primeiro ano, o projeto “Voleibol para vida” atendeu cerca de 700 crianças e jovens com idade entre 7 e 17 anos, em sete núcleos. Neste ano de 2023, são 13 polos e 932 jovens envolvidos. A iniciativa desperta o interesse dos jovens para aprender e jogar voleibol perto de sua casa, além de promover a inclusão social e integrar as comunidades envolvidas.

O técnico André Donegá, um dos idealizadores do projeto, é o coordenador geral. Ele comemorou a parceria com o município, assinalando ser de fundamental importância para o desenvolvimento da modalidade nos próximos anos. “A implantação dos núcleos é um antigo sonho da APAN”, comentou.

Pelo convênio, a APAN leva sua experiência e metodologia de ensino aos jovens envolvidos. A formação dos profissionais também está prevista, promovendo o surgimento de novos treinadores, auxiliares, preparadores físicos. A Secretaria de Educação tem a missão de escolher as escolas que abrigam os polos e selecionar os professores envolvidos.

Confira os 13 polos do projeto Voleibol para Vida, instalados nas escolas de Blumenau:

EBM Alberto Stein

EBM Anita Garibaldi

EBM Conselheiro Mafra

EBM Francisco Lanser

EBM General Lucio Esteves

EBM Henrique Alfarth

EBM Machado de Assis

EBM Pedro I

EBM Pedro II

EBM Professora Hella Altemburg

EBM Quintino Bocaiúva

EEB Governador Celso Ramos

EEB Luiz Delfino

Empresas patrocinadoras

Atualmente sete empresas parceiras estampam suas marcas nas camisas do projeto Voleibol para Vida: ARB Engenharia e Construções, Áudio Frahm Indústria e Comércio de Eletrônicos, GPS Kal Assessoria e Projetos, Bella Cyntra Construções e Incorporações, New Vision Têxtil, Clínica Dermatológica Katyuscia Rosário e a Corebral Máquinas e Ferramentas.

O embrião do projeto iniciou na Escola Barão

A Escola Barão do Rio Branco foi a pioneira no desenvolvimento do voleibol masculino de Blumenau. O projeto hoje é gerenciado pela APAN, com apoio da Secretaria de Esporte.

Com a filosofia de formar atletas e cidadãos por intermédio do voleibol, tudo começou em 1977, quando o professor Artur Novas começou a trabalhar na Escola Barão do Rio Branco, na área de Educação Física. Nesta época formou as primeiras equipes de vôlei. Elas treinavam numa quadra de cimento, onde hoje está localizado o Ginásio do estabelecimento de ensino.

Em 1984 fundou o Clube Escolar Barão do Rio Branco, passando a disputar competições regionais e estaduais de voleibol. Nos anos 90, a equipe se consolidou como a principal formadora de talentos do voleibol catarinense e uma das principais do Brasil.