Sandro Dias é o auxiliar técnico da equipe

Mauricio Balluta
Começa na próxima terça-feira, dia 18, a participação da Seleção Catarinense Sub-18 de Vôlei do Campeonato Brasileiro de Seleções – Divisão Especial (Elite). A disputa ocorrerá em Itapema, nas dependências do Ginásio Municipal Poliesportivo Victor José de Carvalho (Ginásio do Casa Branca), inaugurado em março. Dos 12 jovens integrantes que vestirão a camisa de Santa Catarina, quatro são da APAN/Eleva que também conta com a participação de Sandro Dias como auxiliar técnico. A competição se estende até o dia 22.

Francisco Moresco
Para a definição dos 12 atletas, ocorreram três seletivas. A primeira delas com 36 jovens revelações, sendo nove da APAN/Eleva. Permaneceram o levantador Mauricio Balluta; o ponteiro Francisco Moresco; o ponteiro e oposto; Matheus Müller e o oposto Alejandro de Oliveira Taborda. O central Pedro Henrique Haas ficou como central reserva. Nas fases preparatórias também estavam os líberos Gabriel Henrique Nasciutti Dias e Bruno Donegá; o central João Selingrin; e o oposto Henrique Volles.

Alejandro Taborda
A competição
Santa Catarina está na Chave B, ao lado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Amazonas. A estreia será na terça, dia 18, às 18 horas, contra o Amazonas. Minas Gerais e Rio Grande do Sul serão os adversários de quarta-feira. A fase de classificação encerra na quinta, diante de São Paulo. No Grupo A, estão: Distrito Federal e os estados do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Roraima. Os dois primeiros colocados de cada chave se cruzam na semifinal, no feriado de 21 de abril.
Na análise do técnico Sandro, será uma competição bem equilibrada no grupo, reunindo equipes que costumam ser fortes. A única incógnita é Amazonas, por não conhecer o time.
Estaduais das categorias de base
No final de abril iniciam os Campeonatos Estaduais das categorias de base. A equipe Sub-17 da APAN/Eleva iniciou os treinamentos em janeiro e o sub-19 no mês de fevereiro. Os dois times contam com reforços de atletas oriundos da peneira realizada no final do ano passado. Foram 40 novas revelações selecionadas. Parte foi integrada aos times que disputam competições oficiais e outros aos polos de iniciação.
Além dos Campeonatos Estaduais, as categorias de base devem disputar o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) e outras competições a definir, como a Taça Paraná, a Liga Catarinense de Voleibol, a Olesc e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. A fase estadual da Olesc está assegurada após a terceira colocação em 2022. A equipe que representará Blumenau nos Joguinhos Abertos precisará disputar a fase regional no mês de maio.
Fotos: Divulgação APAN/Eleva