Noite onde o líbero Tiago Brendle recebeu o Troféu Viva Vôlei
Com vitória de 3 a 0 (25/18, 30/28 e 25/20) sobre o Rede Cuca em 1h27min, a APAN/Eleva deu um grande passo rumo aos playoffs da Superliga 1XBet. A equipe alcançou sua nona vitória, chegando aos 28 pontos ganhos e abrindo cinco pontos do Araguari, nono colocado. Também se igualou ao Suzano na pontuação geral, faltando apenas quatro rodadas para se conhecer os oito classificados que seguirão para as quartas de final.
O torcedor mais uma vez compareceu em grande número, com aproximadamente 1.900 pessoas empurrando o time do início ao fim. Renan Bonora e Jamelão foram os maiores pontuadores da APAN/Eleva (13 pontos cada) e o líbero e capitão Tiago Brendle conquistou o Troféu Viva Vôlei.
Os números do jogo
O técnico Donegá aproveitou o confronto para dar ritmo ao grupo e oportunidade aos que vinham atuando pouco, como o levantador Ricardo Perini, os opostos Jamelão e Caio e o central Robinho, por exemplo. Com isso, descansou atletas considerados titulares, dando tempo para recuperação muscular.
Donegá destacou o equilíbrio do elenco na distribuição das tarefas em quadra, com reflexos direto na pontuação. “Em algum momento um ou outro jogador vai fazer a diferença, mas precisamos de um sistema de ataque que flua pelo meio, pelas pontas, pelas saídas, nas bolas rápidas e lentas. É isso que trabalhamos. Não é uma tarefa fácil e não é em todos os jogos que conseguimos fazer isso funcionar, mas hoje deu”, explicou o treinador.
Nesse equilíbrio de forças, seis jogadores se destacaram entre os maiores pontuadores: Renan Bonora e Jamelão (13), Vitor Baesso (11), Robinho (10), Wennder (9) e o oposto Caio Oliveira com seis, sendo ainda o principal sacador do confronto, respondendo por três dos cinco pontos neste fundamento.
Dos sete bloqueios, cinco saíram das mãos do central Robinho. O também central Wennder e o ponteiro Renan Bonora fecharam as portas para o Rede Cuca em uma oportunidade cada. O oposto Jamelão foi o principal atacante, botando 13 vezes a bola no chão da quadra adversária. Foram 50 pontos (50% dos 80 pontos efetivados) neste fundamento. A recepção alcançou 56% de positividade, errando apenas três vezes nas 59 ações onde foi acionada.
A análise por set
Ao avaliar o desempenho por set, o técnico André Donegá enalteceu o ótimo primeiro set. No segundo, sofreu com o saque flutuado, responsável por desestabilizar um pouco a recepção. O adversário aproveitou seu bom sistema defensivo para quebrar o passe e deixar a bola mais lenta. Com a inversão onde o oposto Caio conseguiu engatar uma boa sequência de saque no final, o time virou e o bloqueio funcionou. No terceiro, o grupo se ajustou e voltou a jogar bem para fechar o confronto em 3 a 0.
Fala Capitão!
O capitão e líbero Tiago Brendle, o melhor da noite, salientou a importância dos três pontos e falou sobre a decisão da comissão técnica em poupar “algumas peças” para sequência da competição. “E os atletas que supriram essa necessidade foram muito bem, conseguindo fazer um 3 a 0 com superioridade”, avaliou.
O próximo jogo
O próximo compromisso da APAN/Eleva será fora de casa, no sábado, dia 25, contra o Itambé Minas, às 19 horas, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Fotos: Raphael Guilherme Moser @mussehc | Assessoria de Imprensa da APAN/Eleva | Informe Comunicação