Penúltimo desafio será em Serra Alta, na noite desta sexta-feira
Com mais um placar de 3 sets a 1, a APAN/Eleva voltou a superar a Seleção da Colômbia. Foi o quinto confronto entre as duas equipes, válido pela Desafio Internacional Eleva e como preparação do time blumenauense para temporada 2022-23. A APAN/Eleva venceu quatro deles. Um bom público marcou presença no Ginásio Ivo Sguissardi, em Xanxerê. Também teve transmissão ao vivo para todo Brasil pelo canal de assinatura Band Sports e simultaneamente em nos canais de Youtube da emissora e da APAN (TV APAN).
A partida durou 1h45min, com os colombianos vencendo o primeiro set por 25/23. Os comandados do técnico André Donegá reagiram e vencerem os três seguintes por 25/19, 25/18 e 25/22. O ponteiro Vitor Baesso repetiu o bom desempenho dos jogos anteriores, saindo como maior pontuador da noite, com 16 pontos – 14 em jogadas de ataque, um no bloqueio e um de saque. Wennder Lopes e Paulo Carraro anotaram 13. O Oposto Jamelão fez 12 e outros 11 saíram das mãos do ponteiro Renan Bonora.
Nos fundamentos, 54 pontos foram feitos em jogadas de ataque, oito em bloqueios e seis de saque. O aproveitamento nas jogadas de ataque alcançou 51% e a recepção teve 61% de positividade.
Penúltimo jogo em Serra Alta
O sexto e penúltimo jogo entre os dois times está programado para às 19h30min desta sexta-feira, no Centro Esportivo Municipal de Serra Alta
Sobre Serra Alta
Com pouco mais de 3,2 mil habitantes e localizada quase no extremo oeste de Santa Catarina, Serra Alta foi colonizada por descendentes de imigrantes italianos vindos principalmente de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Em 1950, quando chegaram, batizaram o local de Vista Longa, devido à paisagem que vislumbravam dos 648m de altitude do município.
Os migrantes buscavam enriquecer com a extração da madeira. A altitude também inspirou o nome atual, atribuído em 1954, quando a localidade – antes pertencente a Chapecó – passou a integrar o município de São Carlos. Em 1961, quando Modelo se emancipou de São Carlos, Serra Alta passou a ser distrito desse município. Conquistou sua emancipação em 1989.
Serra Alta é próxima a Maravilha, terra natal do central Paulo Carraro, atleta Campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-21 em 2018 e um dos destaques da APAN/Eleva neste início de temporada.
A economia é baseada na agricultura diversificada, como: milho, soja, feijão, arroz, mandioca, fumo e trigo. Além disso, destaca-se na pecuária a bovinocultura (principalmente leiteira), a suinocultura e a avicultura. A produção de leite é uma das maiores fontes de renda do agricultor. No setor industrial destaque ao ramo moveleiro.
Foto: Solange Oro/ASCOM Prefeitura de Xanxerê